Cotidiano I - Retrato da Educaçao
Hoje pela manhã me deparei com um vídeo que está circulando, de um aluno agredindo uma professora idosa com um soco na cara. Claro que fiquei perplexo e essa não foi a primeira vez que vi cenas desse tipo de agressão e sei que acontece isso em muitos lugares e também essa não será a última vez que agressões desse tipo acontecerão. O Fato é que não tem como colocar episódios desse tipo na prateleira da normalidade. Pra mim qualquer tipo de violência, seja por qualquer motivo, não é digno de ser encarado como mais um.
Infelizmente essa é a realidade da educação no país, e muitas vezes a própria instituição (muitas vezes apenas com interesses políticos) fica do lado do educando; afinal professores são de ferro e podem suportar tudo... Não adoecem, não ficam depressivos, psicologicamente abalados e com toda certeza estudaram pra formarem o futuro e que segurem os problemas. É inaceitável essas coisas, mas no dia a dia tudo fica por isso mesmo. E no final ouve-se a frase: Eles precisam de vocês! E os professores? Num lugar onde construção de estádios e outras prioridades desnecessárias são mais importantes que investimentos numa educação pautada na qualidade do ensino, com uma educação emancipadora e não manipuladora.
O Problema não é só a falta de escolas, o que curiosamente é possível perceber que as construções seguem o mesmo modelo de presídios, e sim a falta de recursos e de manutenção física; além do respeito ao profissionais que muitas vezes conseguem na precariedade desenvolverem trabalhos brilhantes. Assim como a saúde, tão precária e excludente, a educação está abandonada e doente em muitos lugares de nosso país. É precisa olhar pra dentro, reavaliar quais as diretrizes, paradigmas de uma educação e saúde de qualidade. Porém não acredito que seja interesse dos governantes essa tão sonhada qualidade, afinal seres conscientes não poderão ser manipulados facilmente e ai o números de votos nas eleições diminuiriam demais. A política é inerente a nós, todos somos seres políticos quer queiram ou não. O problema são os interesses partidários que nunca são aqueles de fato necessário. Em se tratando disso, não acredito mais em nenhum até porque todos passaram e o que temos é essa realidade: Sucateamento da educação, saúde e segurança. (...)
Adrianno Rodrigues

Comentários
Postar um comentário