A Lenda de Tambatajá

  
 Havia um casal de índios que muito se amava, e costumava ir para lida sempre junto. Tamba, era o nome dele e Tajá o dela. Enquanto Tamba caçava, Tajá coletava frutos e raízes da mata. Mas, um dia a índia ficou muito doente, não pode mais andar. Triste ficou seu marido, mas mesmo assim não a deixava sozinha.
   Decidido, Tamba teceu um paneiro com folhas de uma bela palmeira, e assim transportava sua amada esposa nas costas quando saia para trabalhar. Certa manhã, quando caminhava por uma trilha da mata, Tamba percebeu um peso grande nas costas e verificou que sua esposa havia morrido. Então, sob uma frondosa árvore, cavou um buraco e colocou o corpo de Tajá, mas não suportando a solidão, tomou sumo de mandioca brava e se atirou na mesma cova para esperar que o veneno fizesse efeito.
   Dias depois, no lugar onde os dois morreram, brotou uma plantinha de cores cordiformes ( em forma de coração), que até então era desconhecida na mata. No dorso da folha, há uma outra folhinha, que representa justamente a índia que era carregada nas costas do índio. Essa planta chama-se Tambatajá. Diz o povo, que quem tem um Tambatajá, jamais amor lhe vai faltar. Mas, diz também que se não aparecer nenhuma folhinha no dorso da folha maior, não há amor e se aparecer mais de uma folhinha, pode ser que haja infidelidade, mesmo que haja amor, e ainda, se nascerem muitos rebrotos ao redor da planta, haverá muita fortuna, além de muito amor.

Lenda da região Paraense.

Foto: Por Macapuna

Comentários

Postagens mais visitadas